EDITAL N.º 24/2019
BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (PÓS-DOUTORAMENTO)
Aceitam-se candidaturas a uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto ‘HOPES: HOusing PErspectives and Struggles Futures of housing movements, policies and dynamics in Lisbon and beyond’, referência PTDC/GES-URB/28826/2017, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em curso no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob a coordenação do Doutor Simone Tulumello.
1 – Legislação aplicável: a bolsa é atribuída ao abrigo da Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na sua versão atual (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e Regulamento de Bolsas do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
2 – Coordenação do Projeto: Doutor Simone Tulumello.
3 – Duração da Bolsa: 12 meses, renovável até 18 meses.
4 – Montante da bolsa e modo de pagamento: 1 509,80€, com pagamento mensal, de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação atribuídas pela FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt), estando também previsto o pagamento de seguro de acidentes pessoais e seguro social voluntário.
5 – Instituição de acolhimento: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
6 – Coordenação e atividades a desenvolver: O bolseiro/a trabalhará sob a supervisão científica dos Doutores Simone Tulumello e Alda Botelho Azevedo e participará sobretudo na Atividade 3 do projeto HOPES, nomeadamente na análise dos padrões residenciais e das recentes mudanças demográficas em Lisboa. Coordenada pela Doutora Alda Botelho Azevedo, a Atividade 3 articula-se com os outros dois domínios do projeto: o estudo dos movimentos sociais em torno da habitação e a análise das políticas de habitação. As atividades a desenvolver pelo bolseiro/a incluem:
a) - recolha e análise quantitativa de dados, bem como a sua espacialização;
b) - contribuição para os outputs do projeto, em colaboração com os membros da equipa;
c) - colaboração na disseminação dos resultados de investigação, nomeadamente através da redação de publicações científicas e da participação em conferências;
d) - outras tarefas relacionadas com a implementação do projeto e definidas pela coordenação.
7 – Requisitos de admissão: Doutoramento na área científica das Ciências Sociais, preferencialmente em Demografia; domínio comprovado da língua inglesa (passível de verificação em entrevista); domínio dos métodos de análise demográfica e conhecimentos avançados na utilização de um software de estatística (R, STATA ou SPSS). São ainda requisitos preferenciais: domínio da língua portuguesa; experiência prévia de investigação em projetos na área do projeto HOPES (particularmente no estudo das dinâmicas demográficas e políticas de habitação); conhecimentos na utilização de sistemas de informação geográfica (SIG).
8 – Publicitação e prazo de apresentação de candidaturas: O presente Edital é publicitado, em versão integral, no sítio do ICS e no Portal Eracareers. Nos termos das Normas da FCT, a receção de candidaturas inicia-se 10 dias após a publicitação do presente Edital no Portal Eracareers, decorrendo o prazo de candidaturas entre 4 de julho a 7 de agosto de 2019.
9 – Formalização das candidaturas: As candidaturas deverão ser acompanhadas de Curriculum Vitae pormenorizado, elementos completos de identificação (ou, facultativamente, cópia do bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte), cópias de Certificado/s de Habilitações e uma Carta de Interesse justificando o interesse pela temática do projeto de investigação e as competências com que pensa poder contribuir para o projeto.
10 – Seleção: A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pelos Doutores Simone Tulumello (Presidente), Alda Botelho Azevedo e Guya Accornero. A avaliação curricular terá uma ponderação de 80% da nota final (60% pelo CV, 20% pela carta de interesse) e a entrevista terá uma ponderação de 20%. Caso o júri opte por não entrevistar os candidatos, a avaliação curricular corresponderá a 70% da nota final e a carta de interesse a 30%.
11 – Audiência prévia e notificação dos interessados: Concluída a avaliação, o júri elabora o projeto de decisão, o qual será notificado aos interessados por correio eletrónico, devendo a audiência prévia ser efetuada por escrito, no prazo de dez dias úteis a contar da notificação. Para o efeito, os candidatos podem solicitar o envio da ata por correio eletrónico ou proceder à consulta presencial dos documentos do procedimento no Instituto, durante as horas de expediente.
12 – Morada de envio das candidaturas: As candidaturas deverão ser enviadas para o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (com a referência “Concurso de Bolsas de Investigação n.º 24/2019”), obrigatoriamente pelo e-mail concursos.bolsas@ics.ulisboa.pt devendo ser recebidas dentro do prazo acima referido. Os documentos supra indicados devem ser digitalizados para anexar ao processo.
Lisboa, 3 de julho de 2019
A Diretora
Prof.ª Doutora Karin Wall