Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 786cd0f2-579b-4398-8bfa-257c8d54f6ee

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação - Doutorado

Referência: BI n.º 24/2019

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

EDITAL N.º 24/2019

 

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (PÓS-DOUTORAMENTO)

 

Aceitam-se candidaturas a uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto ‘HOPES: HOusing PErspectives and Struggles Futures of housing movements, policies and dynamics in Lisbon and beyond’, referência PTDC/GES-URB/28826/2017, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em curso no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob a coordenação do Doutor Simone Tulumello.

 

A data limite para entrega de candidaturas é o dia 7 de agosto de 2019.

 

O texto completo do Edital, contendo os requisitos e o modo de apresentação das candidaturas, encontra-se publicitado em www.ics.ulisboa.pt, no Portal Eracareers e afixado na sede do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Av.ª Prof. Aníbal de Bettencourt, 9 – 1600-189 LISBOA, telef. 217804700



Texto do anúncio


EDITAL N.º 24/2019

 

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (PÓS-DOUTORAMENTO)

 

Aceitam-se candidaturas a uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto ‘HOPES: HOusing PErspectives and Struggles Futures of housing movements, policies and dynamics in Lisbon and beyond’, referência PTDC/GES-URB/28826/2017, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em curso no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob a coordenação do Doutor Simone Tulumello.

1 – Legislação aplicável: a bolsa é atribuída ao abrigo da Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na sua versão atual (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e Regulamento de Bolsas do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

2 – Coordenação do Projeto: Doutor Simone Tulumello.

3 – Duração da Bolsa: 12 meses, renovável até 18 meses.

4 – Montante da bolsa e modo de pagamento: 1 509,80€, com pagamento mensal, de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação atribuídas pela FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt), estando também previsto o pagamento de seguro de acidentes pessoais e seguro social voluntário.

5 – Instituição de acolhimento: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

6 – Coordenação e atividades a desenvolver: O bolseiro/a trabalhará sob a supervisão científica dos Doutores Simone Tulumello e Alda Botelho Azevedo e participará sobretudo na Atividade 3 do projeto HOPES, nomeadamente na análise dos padrões residenciais e das recentes mudanças demográficas em Lisboa. Coordenada pela Doutora Alda Botelho Azevedo, a Atividade 3 articula-se com os outros dois domínios do projeto: o estudo dos movimentos sociais em torno da habitação e a análise das políticas de habitação. As atividades a desenvolver pelo bolseiro/a incluem:

a)       -  recolha e análise quantitativa de dados, bem como a sua espacialização;

b)       - contribuição para os outputs do projeto, em colaboração com os membros da equipa;

c)        - colaboração na disseminação dos resultados de investigação, nomeadamente através da redação de publicações científicas e da participação em conferências;

d)       - outras tarefas relacionadas com a implementação do projeto e definidas pela coordenação.

 

7 – Requisitos de admissão: Doutoramento na área científica das Ciências Sociais, preferencialmente em Demografia; domínio comprovado da língua inglesa (passível de verificação em entrevista); domínio dos métodos de análise demográfica e conhecimentos avançados na utilização de um software de estatística (R, STATA ou SPSS). São ainda requisitos preferenciais: domínio da língua portuguesa; experiência prévia de investigação em projetos na área do projeto HOPES (particularmente no estudo das dinâmicas demográficas e políticas de habitação); conhecimentos na utilização de sistemas de informação geográfica (SIG).

 

8 – Publicitação e prazo de apresentação de candidaturas: O presente Edital é publicitado, em versão integral, no sítio do ICS e no Portal Eracareers. Nos termos das Normas da FCT, a receção de candidaturas inicia-se 10 dias após a publicitação do presente Edital no Portal Eracareers, decorrendo o prazo de candidaturas entre 4 de julho a 7 de agosto de 2019.

 9 – Formalização das candidaturas: As candidaturas deverão ser acompanhadas de Curriculum Vitae pormenorizado, elementos completos de identificação (ou, facultativamente, cópia do bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte), cópias de Certificado/s de Habilitações e uma Carta de Interesse justificando o interesse pela temática do projeto de investigação e as competências com que pensa poder contribuir para o projeto.

 10 – Seleção: A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pelos Doutores Simone Tulumello (Presidente), Alda Botelho Azevedo e Guya Accornero. A avaliação curricular terá uma ponderação de 80% da nota final (60% pelo CV, 20% pela carta de interesse) e a entrevista terá uma ponderação de 20%. Caso o júri opte por não entrevistar os candidatos, a avaliação curricular corresponderá a 70% da nota final e a carta de interesse a 30%.

 11 – Audiência prévia e notificação dos interessados: Concluída a avaliação, o júri elabora o projeto de decisão, o qual será notificado aos interessados por correio eletrónico, devendo a audiência prévia ser efetuada por escrito, no prazo de dez dias úteis a contar da notificação. Para o efeito, os candidatos podem solicitar o envio da ata por correio eletrónico ou proceder à consulta presencial dos documentos do procedimento no Instituto, durante as horas de expediente.

 12 – Morada de envio das candidaturas: As candidaturas deverão ser enviadas para o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (com a referência “Concurso de Bolsas de Investigação n.º 24/2019”), obrigatoriamente pelo e-mail concursos.bolsas@ics.ulisboa.pt devendo ser recebidas dentro do prazo acima referido. Os documentos supra indicados devem ser digitalizados para anexar ao processo.

 

Lisboa, 3 de julho de 2019

 

A Diretora

 

Prof.ª Doutora Karin Wall



Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa


Data limite de candidatura: 07 August 2019
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade de Lisboa - Instituto de Ciências Sociais - ICS-ULisboa

Endereço:
Av. Prof. Aníbal Bettencourt, nº 9
Lisboa - 1600-189 LISBOA
Portugal

Email: instituto.ciencias.sociais@ics.ulisboa.pt

Website: http://www.ics.ulisboa.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio