Texto do anúncio
Uma Bolsa de Investigação para Licenciado
Na FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa(s) de Investigação para Licenciado (BI) no âmbito do projeto/instituição de I&D “STORM - Atmosphere - Ocean - Solid Earth Coupling: Seismic Tools to Explore and Monitor the Oceans”, “UTAP-EXPL/EAC/0056/2017”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) no âmbito do programa UT AUSTIN Portugal - 2017, nas seguintes condições:
1. Área Científica: Oceanografia Física
2. Requisitos de admissão: Licenciatura nas áreas da Oceanografia, Geofísica, Ciências da Terra, Física, Computação, Engenharia e áreas afins.
3. Fatores preferenciais Experiência em tratamento de dados e programação (Matlab ou Python).
4. Plano de trabalhos: Processamento de séries de correntometria, definição dos sinais principais, e separação das componentes de maré e de mesoescala.
5. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto- Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., em vigor (Regulamento de bolsas FCT) e do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da FCiências.ID aprovado em 23 de fevereiro de 2017.
6. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto Dom Luiz (IDL) do(a) Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sob a orientação científica do(a) Professor(a)/Doutor(a) Álvaro Peliz e Luis Matias
7. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração inicial de três meses, com início previsto em 01/08/2019. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovável por mais 9 meses ou até ao fim do projeto (o que ocorrer primeiro), de acordo com o estipulado no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €752,38, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País .
Os Bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos no Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social.
O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.
9. Métodos de seleção e respetiva valoração: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
avaliação curricular (40%), conhecimento específico relevante para o plano de trabalhos (40%), carta de motivação (20%). A avaliação será feita numa escala de 0 a 20 valores.
10. Composição do Júri de Seleção: Prof. Susana Custódio (FCUL, presidente), Prof. Luis Matias (FCUL, vogal), Prof. Álvaro Peliz (vogal), Prof Graça Silveira (suplente).
11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: todos os candidatos deverão ser notificados, por email, com o envio da ata da reunião de seleção.
12. Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 24 de julho a 6 de agosto de 2019.
13. Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas podem ser formalizadas, através de correio eletrónico para sicustodio@fc.ul.pt acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações (incluindo as notas nas várias cadeiras), contactos de duas pessoas para referências.
NOTA: salientamos que os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de reconhecimento por uma Instituição Portuguesa de acordo com o Decreto-lei nº. 66/2018, de 16 de agosto e a Portaria nº. 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do reconhecimento é mandatória para a assinatura do contrato. Mais informação poderá ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374.
|