Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 2278f73f-b585-41e9-af61-aa8e94b9eb6e

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Investigador Doutorado na área de “machine learning” e/ou processamento de sinal em um dos seguintes contextos: interfaces cérebro computador/ robótica móvel /robótica assistiva / sistemas de assistência à condução automóvel.

Referência: B-RELIABLE/CT-POSDOC/2019

Área científica genérica: Engineering

Área científica específica: Computer engineering

Resumo do anúncio:

O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) - Coimbra abre concurso de seleção para a contratação de um investigador doutorado, correspondente ao nível inicial nos termos da legislação aplicável, em regime de contrato de trabalho a termo incerto, ao abrigo do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT) – Aviso n.º 02/SAICT/2017 - Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT), financiado por Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) - Programa Operacional Regional do Centro e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do projeto de investigação nº. 030935 “Métodos para melhoria da fiabilidade e a interação em sistemas de interface cérebro-máquina através da integração da deteção automática de erros” (B-RELIABLE).


Texto do anúncio

PROCEDIMENTO CONCURSAL PARA A CONTRATAÇÃO DE 1 DOUTORADO(A) AO ABRIGO DO ARTIGO 19.º DO DECRETO-LEI N.º 57/2016, DE 29 DE AGOSTO, ALTERADO PELA LEI Nº 57/2017, DE 19 DE JULHO

Ref.ª ISR-B-RELIABLE/CT-POSDOC/2019

O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) - Coimbra abre concurso de seleção para a contratação de um investigador doutorado, correspondente ao nível inicial nos termos da legislação aplicável, em regime de contrato de trabalho a termo incerto, ao abrigo do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT) – Aviso n.º 02/SAICT/2017 - Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT), financiado por Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) - Programa Operacional Regional do Centro e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do projeto de investigação nº.030935 “Métodos para melhoria da fiabilidade e a interação em sistemas de interface cérebro-máquina através da integração da deteção automática de erros” (B-RELIABLE).

Legislação aplicável
• Decreto n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei nº 57/2017, de 19 de julho, que aprova um regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento (RJEC). • Código do trabalho, aprovado Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, na sua redação atual. • Decreto Regulamentar nº 11-A/2017, de 29 de dezembro.

1. Objetivos e tema dos trabalhos de investigação a desenvolver: Este projeto tem por objetivo a investigação e desenvolvimento de novos métodos de processamento de sinal e “machine learning”, modelos teóricos e computacionais e respetiva validação experimental, aplicados a sinais eletroencefalográficos (EEG) para interfaces cérebro-computador/cérebro-máquina (ICC/ICM) destinados a sistemas de comunicação, controlo de dispositivos robóticos, sistemas avançados de assistência ao condutor e sistemas de neuro-reabilitação para crianças com perturbações do desenvolvimento neurológico. Será dado um foco particular à investigação de um sinal EEG designado por “Error Related Potential” (ErrP), que ocorre naturalmente no cérebro como resposta a erros. Pretende-se melhorar a fiabilidade de ICCs /ICMs, bem como criar formas novas e mais naturais de interação baseadas na deteção automática do erro (originado pelo humano ou pelo sistema); O Projeto resulta de um consórcio entre o Instituto de Sistemas e Robótica de Coimbra (entidade proponente), a Universidade de Coimbra – ICNAS (entidade participante) e o Instituto Politécnico de Tomar-VITA (entidade participante). O trabalho será realizado em equipa contando com investigadores do projeto, bolseiros, alunos de doutoramento e de mestrado.

2. Composição do júri: Em conformidade com o artigo 13.º do RJEC, o júri do concurso é composto pelos Doutores Gabriel Pereira Pires (Presidente do Júri e Responsável do Projeto), Urbano José Carreira Nunes (Co-responsável do Projeto) e Paulo José Monteiro Peixoto.

3. Data de Início do contrato e Local de Trabalho: O presente contrato tem início previsto em novembro de 2019. As atividades serão desenvolvidas nas instalações do ISR em Coimbra (Polo II) e/ou noutros locais necessários à execução do plano de trabalhos.

4. Remuneração Mensal: A remuneração base ilíquida mensal a atribuir é de 2.128,34 Euros de acordo com a alínea a) do n.º 1 do artigo 15.º da Lei nº 57/2017, de 19 de julho e com a primeira posição remuneratória do nível inicial previsto no artigo 2.º do Decreto Regulamentar n. 11-A/2017, de 29 de Dezembro, correspondente ao nível 33 da tabela remuneratória única, aprovada pela Portaria n.º 1553-C/2008, 31 de dezembro.

5. Perfil do(a) candidato(a): São elegíveis a concurso cidadãos nacionais, estrangeiros e apátridas que possuam os seguintes requisitos: • Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ou em Engenharia Biomédica, ou em Engenharia Informática, ou em Computação, ou em área científica afim; • Experiência comprovada em processamento de sinal e/ou “machine learning”/”computation intelligence” em contextos de biossinais, robótica móvel/robótica assistiva e de reabilitação. Dá-se preferência a quem tenha experiência em classificação, reconhecimento de padrões e processamento de sinais multidimensionais, particularmente em sinais eletroencefalográficos, e no desenvolvimento de interfaces cérebro-computador; • Bons conhecimentos de programação em Matlab e em pelo menos uma das seguintes linguagens: Python, C/C++, C#; • Experiência na participação em projetos de investigação científica e na orientação de alunos não graduados e/ou bolseiros; • Proficiência em Inglês falado e escrito;

6. Processo de candidatura: O concurso tem início em 2 de setembro de 2019 e término em 11 de outubro de 2019 (30 dias úteis), devendo a formalização das candidaturas efetuar-se mediante o envio dos documentos abaixo indicados (ver NOTA 1), via email, em formato de PDF, para o endereço de correio eletrónico gpires@isr.uc.pt, urbano@isr.uc.pt, e lara@isr.uc.pt, com indicação da ref.ª ISR-B-RELIABLE/CT-POSDOC/2019 (obrigatório):

a) Carta de motivação do(a) candidato(a) em língua inglesa, com identificação deste aviso, nome completo, filiação, número e data do bilhete de identida-de, do Cartão de Cidadão, ou número de identificação civil, número de identi-ficação fiscal, data e localidade de nascimento, estado civil, profissão, resi-dência e endereço de contacto, incluindo endereço electrónico e contacto te-lefónico;
b) Curriculum Vitae completo em língua inglesa;
c) Certificado de Doutoramento e respetivo reconhecimento português caso es-te tenha sido conferido por instituição estrangeira (ver NOTA 2);
d) Identificadores de ORCID e Scopus;
e) Duas cartas de referência.

NOTA 1: O não cumprimento destes requisitos determina a rejeição liminar da candidatura.

NOTA 2: Caso o Doutoramento tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o candidato selecionado terá de apresentar o registo do reconhecimento do grau académico à data de assinatura do contrato (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto). Sugere-se a consulta do site da Direção-Geral do Ensino Superior em: https://www.dges.gov.pt/en/pagina/degree-and-diploma-recognition?plid=1536 .

6.1 As falsas declarações prestadas pelos candidatos serão punidas nos termos da lei.

6.2 O ISR-Coimbra promove ativamente uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato(a) pode ser privilegiado(a), beneficiado(a), prejudicado(a) ou privado(a) de qualquer direito ou isento(a) de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orienta-ção sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, defici-ência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.

6.3 Nos termos do D.L. nº 29/2001, de 3 de fevereiro, o(a) candidato(a) com defi-ciência tem preferência em igualdade de classificação, a qual prevalece sobre qualquer outra preferência legal. Os candidatos devem declarar na candidatura, sob compromisso de honra, o respetivo grau de incapacidade, o tipo de defici-ência e os meios de comunicação/expressão a utilizar no processo de seleção, nos termos do diploma supramencionado.

7. Critérios de Avaliação: A avaliação do percurso científico e curricular dos candidatos admitidos a concurso tem duas componentes, nomeadamente:
i) A apreciação do curriculum vitae e outra documentação apresentada, dando-se particular relevância às contribuições consideradas de maior relevância pelo candidato nos últimos 5 anos. Esta componente da avaliação é expressa numa escala numérica de 0 a 20, tendo em conta:
? A produção científica dos(as) candidatos(as), nomeadamente em artigos em revistas científicas incluídas no Journal Citation Report do ISI Web of Knowledge e atas em conferências internacionais, atendendo à qualidade dos items submetidos e à sua relevância na área para a qual o concurso é aberto;
? O conhecimento profundo dos temas e a capacidade científica e técnica para desempenhar as funções mencionadas no ponto 1 deste aviso.

ii) Os candidatos com nota igual ou superior a 16 valores na componente anterior deverão fazer uma apresentação pública presencial (no caso de candidatos estrangeiros a residir fora de Portugal, a apresentação poderá será realizada por videoconferência). Nessa sessão, devem comentar os resultados da sua actividade científica e perspectivas futuras no âmbito do projeto, na sequência da qual os membros do júri devem estimular um debate aberto sobre o seu conteúdo e carácter inovador. A avaliação da sessão de apresentação é expressa numa escala numérica de 0 a 20, e deverá ter em conta o conhecimento científico e a capacidade de comunicação demonstrados pelo(a) candidato(a), bem como as respostas às questões colocadas pelo júri.

A pontuação proposta por cada elemento do júri é obtida atribuindo um factor de ponderaçãode 90% à nota de avaliação do curriculum vitae e outra documentação, e um factor de ponderação de 10% à nota da sessão de apresentação.

A classificação final de cada candidato(a) é obtida pela soma das pontuações dos elementos do júri, divididas pelo número de elementos do júri. Se não se apresentarem a concurso candidatos, cuja classificação no final das duas fases não seja pelo menos 16 valores, assiste ao júri a faculdade de não selecionar nenhum dos candidatos. Em caso de empate a decisão de desempate caberá ao presidente do júri.

O sistema de classificação final dos(as) candidatos(as) é expresso numa escala de 0 a 20.
7.1 Após conclusão da aplicação dos critérios de seleção, o júri procede à redação de uma ata, na qual constará todo o processo de recrutamento, avaliação e seleção, na qual se inclui a lista ordenada dos candidatos aprovados com a respetiva classificação e a decisão final do júri.
7.2 A decisão final do júri é homologada pelo dirigente máximo da instituição, a quem compete também decidir da contratação.

8. Resultados: A lista de candidatos admitidos e excluídos bem como a lista de classificação final são afixadas nas instalações do ISR sitas em Pinhal de Marrocos, Polo II, Coimbra, sendo os candidatos notificados por e-mail.

9. Audiência Prévia e prazo para a Decisão Final: Nos termos do artigo 121.º do Código do Procedimento Administrativo, após notificados, os candidatos têm 10 dias úteis para se pronunciar. No prazo de 90 dias, contados a partir da data limite para a apresentação das candidaturas, são proferidas as decisões finais do júri.



Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Coimbra

Instituição de acolhimento: Instituto de Sistemas e Robótica - UC


Data limite de candidatura: 11 October 2019
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Instituto de Sistemas e Robótica (ISR)- Pólo de Coimbra Universidade de Coimbra

Endereço:
Universidade de Coimbra - Polo II
Coimbra - 3030-290 COIMBRA
Portugal

Email: gpires@isr.uc.pt

Website: http://www.isr.uc.pt/

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio