Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 2a1b6fb1-1de0-42c3-b16d-7990461b218a

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação para Mestre (uma vaga)

Referência: PTDC/FIS-AQM/30292/2017

Área científica genérica: Engineering

Área científica específica: Materials Engineering

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do projeto “Cultura material, cultural científica: património industrial para o futuro” / NOVA.ID.FCT – Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, financiado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) através do Programa Operacional Regional Lisboa 2020 (Ref. LISBOA-01-145-FEDER-030292) e por Fundos Nacionais através da Fundação (Ref. PTDC/FIS-AQM/30292/2017) para a Ciência e a Tecnologia/MCTES.



Texto do anúncio

1. Área Científica: Ciência e Engenharia de Materiais

2. Requisitos de admissão: Os(as) candidatos(as) deverão possuir mestrado em Engenharia de Materiais, Conservação e Restauro, Engenharia Física ou áreas afins.

3. Plano de trabalhos:
3.1 Caracterização material e microestrutural de um conjunto de metais e revestimentos representativos dos equipamentos da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços que estão a ser estudados no âmbito do projecto IH4Future recorrendo a técnicas de microscopia (óptica e electrónica), espectroscopia e difracção de raios-X.
3.2 Caracterização dos produtos de corrosão e de degradação formados à superfície dos referidos equipamentos.
3.3 Participação nas actividades do projecto que envolvam o estudo material e o diagnóstico do estado de conservação dos equipamentos in-situ.
3.4 Elaboração de relatórios de progresso e final das actividades desenvolvidas.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf).

5. Local de trabalho: Departamento de Ciência dos Materiais, departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços - Ecomuseu Municipal do Seixal sob a orientação científica de Marta Manso e Rui Silva. .

6. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 3 meses com início previsto em Março de 2020, renovada por mais nove meses dentro da vigência do projecto.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 989.70€ conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores) sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária. A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.


8. Métodos de seleção: Avaliação curricular (70%) e entrevista (30%) a realizar aos 5 candidatos com melhor classificação na Avaliação Curricular. Caso nenhum dos candidatos possua o perfil adequado (avaliação global inferior a 50%), a bolsa não será atribuída.

9. Critérios de seleção: Na avaliação curricular serão considerados os seguintes critérios: (i) elementos curriculares apresentados, incluindo a adequação do perfil do candidato às necessidades do projeto (40%); (ii) Conhecimentos na área do plano de trabalhos; conhecimentos no domínio da caracterização material e microestrutural recorrendo a técnicas de exame e análise como o microscopia óptica, microscopia eletrónica de varrimento, espectroscopia de raios X por dispersão em energia, e difração de raios-X (30%). Na entrevista serão valorizados a motivação, o empenho, a adequação do perfil e mérito do candidato às necessidades do projeto (30%).
10. Composição do Júri de Selecção: Marta Sampaio (Presidente do Júri, Investigadora, LIBPhys, NOVA-FCT), Rui Silva (Vogal Efetivo, Professor, CENIMAT/i3N, NOVA-FCT), Isabel Tissot (Vogal Efetivo, Investigadora, LIBPhys, NOVA-FCT), Elin Figueiredo (Vogal Suplente, Investigadora, CENIMAT/i3N, NOVA-FCT) e Sofia Pessanha (Vogal Suplente, Investigadora, LIBPhys, NOVA-FCT).

11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

12. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 18 de Novembro de 2019 a 31 de Janeiro de 2020.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, cópia do(s) certificado(s) de habilitações, carta de motivação, duas cartas de recomendação e outros documentos considerados relevantes para o processo de seleção e avaliação.

As candidaturas deverão ser remetidas para o email: marta.manso@fct.unl.pt, indicando no assunto “IH4Future_Candidatura à BI para mestre”.



Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Caparica

Instituição de acolhimento: NOVA.id.FCT - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT


Data limite de candidatura: 31 January 2020
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Vazio
3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio