Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 24b2f429-5e83-44ee-8df2-180023668741

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Pós-Doutoramento em Neurociência de sistemas

Referência: FCT-PTDC/MED-NEU/32068/2017

Área científica genérica: Neurosciences

Área científica específica: Neurophysiology

Resumo do anúncio:

Nos termos do disposto no artigo 23º do Decreto-Lei nº 57/2016, de 29 de agosto, e tendo em conta o regime jurídico para que remete, constante do mesmo diploma legal, encontra-se aberto um procedimento concursal de seleção internacional para o preenchimento de um lugar de doutorado com vista ao exercício de funções no âmbito do projeto de investigação científica "Mecanismo neuronal de tomada de decisão baseado em valor para ‘ficar’ ou ‘sair’ - decidir quando iniciar locomoção para passar ao local de recompensa seguinte”, projeto “FCT-PTDC/MED-NEU/32068/2017”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através de fundos nacionais (PIDDAC). A contratação será regida pelo disposto no Decreto n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela lei 57/2017, que aprova um regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento (RJEC), e demais legislação aplicável a contratos individuais de trabalho, bem como pelas normas e regulamentos internos da Fundação Champalimaud, tendo ainda em conta as condições específicas fixadas no Decreto-Lei acima referido para a contratação de doutorados ou de mestres no âmbito de projetos financiados por fundos públicos. O contrato, com início previsto no prazo máximo de 120 dias úteis seguintes ao fecho do concurso, será a termo resolutivo incerto, sem prejuízo de a Fundação Champalimaud poder, a qualquer altura,, integrar o investigador nos seus quadros permanentes. O contrato de trabalho celebrado no âmbito do presente edital, caducará por impossibilidade superveniente, absoluta e definitiva de lhe ser dada continuidade, caso seja cessado o respectivo financiamento por parte do financiador, sem prejuízo da comunicação da sua cessação ao trabalhador, nos termos do disposto no artigo 345º. do Código do Trabalho.


Texto do anúncio

O Doutorado trabalhará no projeto com o objetivo de estudar os mecanismos de circuitos neuronais subjacentes à ocorrência de ações auto-iniciadas. Participará de um esforço coletivo para recolher um conjunto de dados rico e único, a ser analisado em colaboração com uma equipa de teóricos. Especificamente, o Doutorado fará gravações eletrofisiológicas de grandes conjuntos de neurónios nos circuitos tálamo-corticais de ratinhos no contexto de tarefa comportamental de procura de recursos.

A posição envolve:
  • Manipulação e treino de ratinhos em sistemas de circuito fechado;
  • Cirurgias estereotáxicas, perfusões e microscopia;
  • Implementação de sistemas de gravação para realizar gravações com sondas Neuropixels no córtex pré-frontal e no tálamo, simultaneamente.

O Doutorado terá a oportunidade de adquirir experiência em métodos comportamentais e técnicas de gravação de ponta, com colegas altamente experientes. Mais informações sobre a equipa e as linhas de investigação do laboratório podem ser encontradas aqui.


PERFIL DOS CANDIDATOS

Candidatos nacionais, estrangeiros e apátridas, com grau de doutoramento.

Qualificações essenciais:
  • Doutoramento em Neurociências, Ciências Cognitivas, Biologia, Psicologia Experimental, Engenharia ou outras áreas relevantes para neurofisiologia e comportamento animal;
  • Boa capacidade e valorização de trabalho em equipa e forte capacidade de comunicação;
  • Capacidade de trabalhar de forma independente e solucionar problemas técnicos;
  • Experiência prática em construção e configuração de hardware eletrónico, idealmente no contexto de neurofisiologia;
  • Experiência em manipulação e cirurgia de animais, idealmente cirurgias estereotáxicas;
  • Fluência em Inglês.
Qualificações opcionais adicionais:
  • Experiência em programação de computadores (e.g. C, Python, MatLab);
  • Experiência com outra técnica amplamente utilizada em Neurociência (e.g. optogenética, imagiologia de cálcio, comportamento animal, análise ou modelagem de dados);
  • Desenvolvimento na interface entre hardware e software (e.g. Arduino, NI-DAQ, etc.)

REMUNERAÇÃO

A remuneração mensal a atribuir tem por base a prevista na alínea a) do n.º 1 do artigo 15.º do RJEC, correspondente ao nível 33 da tabela remuneratória única - 2.128,34 Euros ilíquidos - aprovada pela Portaria n.º 1553-C/2008, 31 de Dezembro.


AVALIAÇÃO E MÉTODOS DE SELECÇÃO

A seleção do candidato cumprirá integralmente toda a legislação aplicávele consistirá na avaliação do histórico científico e curricular dos candidatos, com especial atenção à relevância, qualidade, atualidade e adequação dos antecedentes mencionados, a serem pesados ??da seguinte forma:

- carta de motivação: 15%;
- curriculum vitae: 70%.

Escala de avaliação: Cada candidatura será avaliada pelo júri numa escala de 0% (não adequada) a 85% (excelente). Em caso de empate, serão solicitadas cartas de referência (5%), os candidatos serão convidados para uma entrevista (5%) e será avaliada a potencial contribuição do candidato para a investigação em curso no Laboratório e integração na equipa de investigação (5%).

Metodologia de avaliação: A avaliação final será baseada nos critérios acima mencionados. No caso de igual pontuação entre os principais candidatos, o júri entrevistará cada candidato, o resultado da entrevista servirá como o único desempate. Com base no acima exposto, os candidatos serão classificados para refletir a sua avaliação global. Elaboração de uma acta, registará cada reunião do júri.


COMPOSIÇÃO DO JÚRI

Presidente: Zach Mainen
Membro: Fanny Cazettes
Membro: Catarina Pimentel
Membro alternativo: Cindy Poo


CANDIDATURA

Serão aceites candidaturas até ao dia 25 de Novembro de 2019 ou até que um candidato qualificado seja contratado.
Envio, por e-mail, de 1 documento único em formato PDF contendo uma carta de motivação e o Curriculum Vitae do candidato, ambos escritos em Inglês e no seu conjunto com o máximo de 4 páginas.

Apenas serão considerados emails enviados para careers@research.fchampalimaud.org que estejam identificados na linha de assunto com “CPD2019-LOCODECISION”. O documento único de candidatura também poderá ser entregue em envelope fechado identificado e ao cuidado do Gabinete de Recursos Humanos & Bolseiros, no Centro Champalimaud para o Desconhecido, Avenida Brasília, 1400-038 Lisboa, Portugal. Incluir um endereço de e-mail para o qual poderá ser contatado sobre a candidatura.

O candidato selecionado terá de ser capaz de fazer prova do certificado ou diploma de Doutoramento no prazo de 10 dias úteis. Caso o Doutoramento tenha sido conferido por uma instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data de início do contrato.

Todos os candidatos que formalizem a sua candidatura incorretamente ou que não cumpram os requisitos impostos por esta proposta serão excluídos da admissão. Em caso de dúvida, o painel reserva-se o direito de solicitar documentação adicional para suportar as declarações dos candidatos.

Notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão anunciados aos candidatos não seleccionados por e-mail e ao candidato/a aprovado/a via e-mail ou telefone.

Audiência prévia e prazo para a decisão final: Após notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciar. No prazo máximo de 10 dias, contados a partir da data limite para a apresentação de respostas ao abrigo do direito de audiência prévia, serão proferidas as decisões finais do júri.

O presente concurso destina-se, exclusivamente, ao preenchimento da vaga indicada, podendo ser feito cessar até à homologação da lista de ordenação final dos candidatos e caducando com a respetiva ocupação do posto de trabalho em oferta.

Preferência em igualdade de acesso: A Fundação Champalimaud promove ativamente uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato/a pode ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a ou privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.



Número de vagas: 1

Tipo de contrato: A definir

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Champalimaud Foundation - Research Programme


Data limite de candidatura: 25 November 2019
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Champalimaud Foundation - Research Programme

Endereço:
Av. Brasília, Doca de Pedrouços
Lisboa - 1400-038
Portugal

Email: careers@research.fchampalimaud.org

Website: http://research.fchampalimaud.org

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio