Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 026d0a33-f36b-4f2c-933f-8e8008fa569f

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação para Mestre

Referência: REF. BI-53(35625/2019)

Área científica genérica: Physics

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto de I&D “Da fenomenologia do Higgs à Unificação das interações fundamentais”, HIGGS-PHENO-UNI, referência PTDC/FIS-PAR/31000/2017 financiado por fundos nacionais (MCTES) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., na sua componente de Orçamento de Estado.

Texto do anúncio

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D

 

 

REF. BI-53(35625/2019)

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto de I&D “Da fenomenologia do Higgs à Unificação das interações fundamentais”, HIGGS-PHENO-UNI, referência PTDC/FIS-PAR/31000/2017 financiado por fundos nacionais (MCTES) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., na sua componente de Orçamento de Estado, nas seguintes condições:

 

Área Científica: Física de Partículas

 

Requisitos de admissão: Possuir o grau de mestre numa das seguintes áreas: Física de Partículas ou Cosmologia.

Plano de trabalhos: Em décadas recentes, a física de altas energias vivenciou vários desenvolvimentos experimentais extraordinários. O Modelo Padrão está agora completo com o bosão de Higgs medido no Large Hadron Collider (LHC) no CERN. No entanto, existe uma evidência avassaladora para a existência de matéria escura vinda de curvas de rotação de galáxias e de medições da radiação cósmica de fundo, e ainda para o domínio do matéria sobre a anti-matéria no Universo. A existência de ondas gravitacionais está agora também confirmada. Todos estes efeitos colocam questões para além do Modelo Padrão. Um desafio surge, para encontrar os blocos que compõe a teoria fundamental que poderá unificar todas as partículas e interações, que é confrontar todos os dados experimentais dessas experiências com previsões teóricas. O bolseiro irá contribuir ativamente para a construção de uma interface, passo a passo, entre a teoria e a fenomenologia de modelos testáveis a baixas energias e suas possíveis ligações a teorias de Grande Unificação.

 

Consideram-se os objetivos a atingir:

 

Construção, análise fenomenológica e estudo de transições de fase em teorias para alem do Modelo Padrão contendo novos escalares, fermiões do tipo vetorial e novas simetrias de gauge. O trabalho de investigação será essencialmente focado no estudo das assinaturas em colisões de partículas no LHC bem como em futuras experiências de colisão. Poderão também ser consideradas possíveis implicações dos modelos em estudo para a produção de ondas gravitacionais primordiais. O Bolseiro irá construir ou adaptar software de análise fenomenológica de acordo com os modelos em estudo. Será valorizada a experiência em programação bem como na utilização de algoritmos inteligentes.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei no. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. em vigor e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.o 341/2011, publicado em Diário da República, 2a série, n.o 98, de 20 de Maio.

 

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CIDMA – Centro de Investigação e Desenvolvimento

em Matemática e Aplicações, Departamento de Física da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica

do Doutor António de Aguiar e Pestana de Morais

 

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 12 meses com início previsto em fevereiro de 2020, não renovável.


Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €989,70, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de seleção: Os candidatos serão avaliados com base no CV e em todos os outros documentos submetidos (70%), juntamente com uma entrevista (30%). Em cada item avaliado será atribuída uma valoração entre 0 e 20. A entrevista é obrigatória (podendo ser realizada por vídeo-conferência), mas só será realizada aos candidatos que tenham obtido uma classificação superior a 16 nos outros itens avaliados. O júri reserva-se o direito de não selecionar nenhum candidato, se a classificação final de nenhum deles ultrapassar os 16 valores.

 

Composição do Júri de Seleção: Presidente do Júri: António de Aguiar e Pestana de Morais, Investigador Júnior na Universidade de Aveiro; Vogal: João Pedro Trancoso Gomes Rosa, equiparado a Investigador Auxiliar na Universidade de Aveiro; Vogal: Roman Pasechnik, Professor Associado na Universidade de Lund, Suécia.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados,

através de lista ordenada por nota final obtida, afixada no site do Departamento de Física (http://www.ua.pt/fis/bolsas), sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 30 de Novembro de 2019 a 13 de Dezembro de 2019.

 

As candidaturas devem ser formalizadas em Inglês, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: 1. Curriculum Vitae, 2. Carta de Apresentação onde se refere a Motivação e a Experiência relacionas com a posição oferecida tendo em conta o especificado no plano de trabalhos, 3. Nome e contacto de, pelo menos, uma pessoa que possa fornecer uma Carta de Recomendação, 4. Cópia dos certificados de habilitações (Licenciatura e Mestrado) com a respetiva classificação ou outro documento idóneo legalmente reconhecido para o efeito (com tradução para português ou inglês). As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico simultaneamente para o presidente do júri (aapmorais@ua.pt) e para a Dra. Marta Teixeira (fis.secretaria@ua.pt), só sendo aceites as candidaturas com confirmação de receção.

 

Universidade de Aveiro,12 de Novembro de 2019




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Aveiro

Instituição de acolhimento: Universidade de Aveiro


Data limite de candidatura: 13 November 2019
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade de Aveiro - Departamento de Física

Endereço:
Campus Universitário de Santiago
Aveiro - 3810-193 Aveiro
Portugal

Email: fisica@ua.pt

Website: http://www.ua.pt/fis

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio