Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 3bb407d6-6b89-4067-bde6-092f411acfab

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação pós-doutoral (BIPD)

Referência: CEI_BIPD_2020

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação Pós-doutoral (BIPD), no âmbito do Projeto UIDP/03122/2020, do Centro de Estudos Internacionais do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES.



Texto do anúncio

Edital para uma (1) Bolsa de Investigação Pós-doutoral

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação Pós-doutoral (BIPD), no âmbito do Projeto UIDP/03122/2020, do Centro de Estudos Internacionais do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES, nas seguintes condições:

 

Referência: CEI_BIPD_2020

Área Científica: Ciências Sociais, Relações Internacionais, Estudos Europeus e áreas afins.

 

Requisitos de admissão:

  • Doutoramento em Ciência Política, Relações Internacionais, Estudos Europeus ou áreas afins, obtido nos três anos anteriores à data da submissão da candidatura à bolsa e em entidade distinta daquela onde irá decorrer a investigação pós-doutoral.
  • O bolseiro não poderá exceder, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de três anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados, conforme previsto no Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. n.º 950/2019.
  • São elegíveis para atribuição de bolsas financiadas pela FCT os cidadãos nacionais ou cidadãos de outros Estados membros da União Europeia; cidadãos de Estados terceiros; apátridas; beneficiários do estatuto de refugiado político.

 

Plano de trabalhos: Desenvolvimento da investigação científica e apoio à execução do projeto “Europe as a Global Actor”, do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, com o objetivo de consolidar e aprofundar os resultados do projeto, incluindo a publicação de artigos científicos e a produção de outros conteúdos, a organização de eventos e a preparação de candidaturas a fundos nacionais e internacionais, bem como o reforço da divulgação externa do projeto.

 

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), atualizado pelo Decreto-Lei Nº 123/2019, de 28 de agosto e do Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor, de 2019 (disponível em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf)

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Doutor Luís Nuno Rodrigues, Diretor do CEI-Iscte.

 

Duração da bolsa: A duração da BIPD é anual, sendo renovável até ao prazo máximo de três anos, conforme previsto no Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT. Terminado o contrato de BIPD, não pode ser celebrado novo contrato de bolsa entre a mesma entidade de acolhimento e o mesmo bolseiro. A bolsa tem início previsto para outubro de 2020.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.600,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt). Ao valor do subsídio acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. A bolsa será paga mensalmente, através de transferência bancária.

 

Procedimentos de candidatura:

A candidatura deverá ser enviada através de correio eletrónico para cei@iscte-iul.pt com a indicação da refererência CEI_BIPD_2020,acompanhada, obrigatoriamente, sob pena de não admissão a concurso, dos seguintes documentos:

  1. Carta de motivação, com uma extensão máxima de 1000 palavras, contendo: i) reflexão sobre as atividades pertinentes para o presente concurso desenvolvidas nos últimos anos e perspetivas futuras do trabalho a desenvolver; ii) e reflexão sobre a adequação do candidato às atividades de investigação previstas no âmbito do projeto e da Unidade de Investigação para a qual está a concorrer (CEI-Iscte).
  2. Um exemplar em formato eletrónico (pdf) do Curriculum Vitae detalhado, estruturado de acordo com os critérios de avaliação patentes no edital, bem como das publicações científicas consideradas relevantes.
  3. Documento comprovativo da titularidade do grau de doutor. No caso de titulares do grau de doutor/a obtido no estrangeiro, têm de apresentar documento comprovativo do seu registo, equivalência ou reconhecimento, nos termos da legislação vigente, devendo quaisquer formalidades neste sentido estar cumpridas até à data da celebração do contrato.
  4. Cópia de outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

Métodos de seleção : De acordo com o disposto no Regulamento de Bolsas da FCT, no caso de bolsas indiretamente financiadas pela FCT, se o aviso de abertura identificar a entidade de acolhimento do bolseiro e o plano de trabalhos a desenvolver, a avaliação incidirá apenas sobre o mérito do candidato. A avaliação do mérito do candidato incidirá nos seguintes critérios:

  • Percurso Académico (que reflete as classificações e os graus académicos), com ponderação de 50%;
  • Currículo Profissional (que reflete o percurso científico, profissional e académico), com ponderação de 40%;
  • Carta de motivação, com ponderação de 10%.

 

Caso o júri considere necessário, os candidatos poderão ser convocados para uma entrevista.

 

Composição do painel de avaliação : Presidente do Júri – Professor Doutor Luís Nuno Rodrigues; Vogal Efetivo –Professora Doutora Ana Mónica Fonseca e Professor Doutor Riccardo Marchi

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados : Os resultados finais da avaliação serão notificados a todos os candidatos por e-mail, através de lista ordenada por resultado final de seleção.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas : O concurso encontra-se aberto no período de 29 de julho a 28 de agosto de 2020.

De acordo com o procedimento de candidatura, estas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através de correio eletrónico para cei@iscte-iul.pt com a indicação da referência CEI_BIPD_2020, acompanhadas, obrigatoriamente, sob pena de não admissão a concurso, dos seguintes documentos: carta de motivação, Curriculum Vitae pormenorizado, cópia dos certificados de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Centro de Estudos Internacionais, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa


Data limite de candidatura: 28 August 2020
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Centro de Estudos Internacionais, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa

Endereço:
Avenida das Forças Armadas, Iscte - Edifício Sedas Nunes
Lisboa - 1649-026 LISBOA
Portugal

Email: cei@iscte.pt

Website: http://cei.iscte-iul.pt/

3. Habilitações académicas
3. Required education Level

Grau: Doutoramento em Ciência Política, Relações Internacionais, Estudos Europeus ou áreas afins, obtido nos três anos anteriores à data da submissão da candidatura à bolsa e em entidade distinta daquela onde irá decorrer a investigação pós-doutoral.
Domínio científico: Not available
4. Línguas exigidas
4. Required languages

Língua: English
Prioridade Elevada
Leitura: Excelente
Escrita: Excelente
Compreensão: Excelente
Conversação: Excelente
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio