Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 448d426f-2541-4e4d-b660-0b6be83602cb

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação (BI) na área de Bioenergia ou áreas afins

Referência: IPP/Projeto SynDiesel/doutoramento/0001/2020

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação (BI), no âmbito do projeto SynDiesel - Combustíveis para motores diesel a partir de gasificação térmica de resíduos e culturas dedicada (ALT20-03-0145-FEDER-039485), a decorrer no Instituto Politécnico de Portalegre, cofinanciado pelo FEDER, através do programa ALENTEJO 2020.

Texto do anúncio

CONCURSO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) PARA ESTUDANTE DE DOUTORAMENTO

 

Bolsa de Investigação (BI) na área de Bioenergia ou áreas afins – 1 vaga

No âmbito do projeto SynDiesel (ALT20-03-0145-FEDER-039485)

Ref.ª IPP/Projeto SynDiesel/doutoramento/0001/2020

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação (BI), no âmbito do projeto SynDiesel - Combustíveis para motores diesel a partir de gasificação térmica de resíduos e culturas dedicada (ALT20-03-0145-FEDER-039485), a decorrer no Instituto Politécnico de Portalegre, cofinanciado pelo FEDER, através do programa ALENTEJO 2020, nas seguintes condições:

 

Área(s) Científica(s): Bioenergia ou áreas afins

 

Requisitos de admissão: Ser estudante inscrito num doutoramento na área de Bioenergia ou áreas afins e possuir experiência em trabalhos de investigação em bioenergia, com matrícula ativa e situação regularizada, nos termos do Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na sua redação atual, e no Regulamento de Bolsas de Investigação do Instituto Politécnico de Portalegre, aprovado pelo Despacho n.º 7148/2020, de 2 de julho, publicado no Diário da República n.º 135, 2.ª série, de 14 de julho.

 

Identificam-se como requisitos preferenciais:

a) Experiência em projetos na área de gasificação, nomeadamente usando reatores de leito fluidizado;

b) Experiência em caracterização de biomassa.

 

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e), do n.º 2, do artigo 4.º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.

São elegíveis os candidatos que cumpram o disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação, na sua redação atual, e ainda os n.ºs 1 e 2 do artigo 6.º e artigo 9.º do Regulamento de Bolsas de Investigação do Instituto Politécnico de Portalegre.

 

Plano de trabalhos: O plano de trabalhos reflete o âmbito do projeto e consiste no seguinte:

1 – Atividades experimentais de gasificação em reactor de leito fluidizado;

2 – Caracterização química de biomassa;

3 – Desenvolvimento de ensaios laboratoriais e unidade piloto de limpeza e purificação de gás de síntese Syngas cleaning using in situ measures e de utilização do gás em motores de combustão interna em processo de Dual Fuel Engines;

4 – Escrita de artigos científicos.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei n.º 40/2004 de 18 de agosto, na sua redação atual, Decreto-Lei
n.º 66/2018, de 16 de agosto que aprova o Regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., aprovado pelo Regulamento n.º 950/2019, de 16 de dezembro de 2019, e Regulamento de Bolsas de Investigação do Instituto Politécnico de Portalegre, Despacho n.º 7148/2020, de 2 de julho, publicado no Diário da República n.º 135, 2.ª série, de 14 de julho.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto Politécnico de Portalegre e/ou noutros locais necessários para a realização dos trabalhos, sob a orientação científica do Professor Doutor Paulo Brito.

 

Tipo e duração das bolsas: A Bolsa de Investigação (BI) destina-se a financiar a realização de atividades de investigação. A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto para 9 de novembro de 2020. O contrato de bolsa será eventualmente renovável, até atingir o final do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal e seguro de acidentes pessoais: O montante da Bolsa de Investigação (BI) corresponde a 1.064,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela FCT, I.P. em Portugal, fixados no anexo I do Regulamento n.º 950/2019, de 16 de dezembro de 2019 (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt). O subsídio de manutenção será pago mensalmente por transferência bancária. Os bolseiros serão abrangidos por um seguro de acidentes pessoais.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

- Avaliação curricular (100%)

a) Carta de motivação (10%);

b) Componente científica (60%);

i. Publicações (50%);

ii. Participação em atividades de I&D (40%);

iii. Participação/organização de eventos científicos (10%);

c) Componente profissional (20%);

i.   Experiência comprovada em Bioenergia (60%);

ii.   Formação profissional (30%);

iii.   Experiência profissional na área do concurso (10%);

d) Outros méritos relevantes para o desempenho das funções (10%).

 

Os candidatos que obtenham uma valoração inferior a 9,50 valores no(s) método(s) de seleção consideram-se excluídos da valoração final.

 

O júri reserva-se ao direito de não atribuir a bolsa no caso de não se apresentarem a concurso candidatos com o perfil adequado.

 

Documentos da candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos:

a)  Carta de motivação;

b)  Documentos comprovativos de que o(a) candidato(a) reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa a que concorre, nomeadamente, o certificado de habilitações;

c)  Curriculum Vitae do(a) candidato(a) detalhado com indicação da data de nascimento, número do cartão de cidadão/nº de passaporte, número de identificação fiscal, morada fiscal e endereço de correio eletrónico;

d)  Comprovativo de inscrição num doutoramento na área de Bioenergia ou áreas afins, com matrícula ativa e situação regularizada;

e)  Outra documentação que o(a) candidato(a) considere relevante para apreciação da candidatura;

f)  Documento que comprove o país de residência, autorização de residência ou outro documento legalmente equivalente, com validade à data de início da bolsa, nos termos previstos na alínea b), do n.º 1 do artigo n.º 14, Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., Regulamento n.º 950/2019, de 16 de dezembro de 2019, no caso de cidadãos de estados terceiros.

 

A falta de algum dos documentos exigidos na candidatura, ou o envio/entrega da mesma para outro local que não o indicado neste edital, poderá implicar a exclusão desta.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O prazo para apresentação de candidatura decorrerá no período entre o dia 19 de outubro de 2020 e as 17h00 (hora de Lisboa) do dia 30 de outubro de 2020.

 

As candidaturas deverão indicar, obrigatoriamente, no assunto a referência da bolsa de investigação, devendo ser remetidas por correio eletrónico, para c3i@ipportalegre.pt.

 

Composição do júri de seleção: o júri é composto por:

Presidente do Júri: Professor Doutor Paulo Brito

Vogais Efetivos: Investigador Auxiliar Abel Rodrigues e Professor Doutor Pedro Romano

Vogais Suplentes: Professor Doutor Luiz Rodrigues e Professor Pedro Lopes

A existir a necessidade de substituição do Presidente, salvaguarda que o mesmo é substituído pelo primeiro vogal efetivo, sendo nomeado o vogal suplente para substituição do vogal efetivo.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: O projeto de decisão dos resultados da avaliação, será remetido aos candidatos através de correio eletrónico, até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas.

Caso o resultado seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015 de 7 de janeiro. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e, no caso de ausência de qualquer resposta dos mesmos, a lista de seriação de candidatos converter-se-á em definitiva.

Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada, por nota final obtida, na página do sítio da Internet do IPP e da C3i, bem como através de correio eletrónico a todos os candidatos, anexando-se, neste caso e para o efeito, cópias das atas com as deliberações do júri.

Da decisão final pode ser interposta reclamação, no prazo de 15 dias úteis, dirigida ao presidente do júri. Os interessados poderão ainda apresentar recurso hierárquico facultativo, dirigido ao Presidente do IPP, no prazo de 30 dias úteis após a notificação de decisão final, de acordo com o previsto no artigo 13.º do Regulamento de Bolsas de Investigação do IPP.

 

Aceitação da bolsa: O candidato selecionado deverá manifestar por escrito, por correio eletrónico, para c3i@ipportalegre.pt, a intenção de aceitação da bolsa. Em caso de não aceitação, a bolsa será atribuída ao candidato seriado na posição imediatamente seguinte na ordem de seriação final.

 

Política de não discriminação e de igualdade de acesso: O Instituto Politécnico de Portalegre promove uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado ou privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.

 

Proteção de dados: Apresentada a candidatura, o Instituto Politécnico de Portalegre procede legitimamente ao tratamento dos dados pessoais do candidato, por si disponibilizados, ao abrigo da legislação de proteção de dados pessoais em vigor, prevista no Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados e na Lei n.º 58/2019, de 08 de agosto. Para cumprimento das obrigações legais de financiamento do projeto, o Instituto Politécnico de Portalegre, está sujeito à disponibilização do processo concursal à entidade financiadora.


Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Portalegre

Instituição de acolhimento: Instituto Politécnico de Portalegre


Data limite de candidatura: 30 October 2020
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: VALORIZA - Instituto Politécnico de Portalegre

Endereço:
Edifício BioBIP, Campus Politécnico, 10
Portalegre - 7300-555 Portalegre
Portugal

Email: valoriza@ipportalegre.pt

Website: http://www.ipportalegre.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio