Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 9448fb05-ef10-4fc2-8193-071d9974aecc

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
2 Bolsas de Investigação para Bolseiro de Pós-Doutoramento

Referência: FCSH / IELT / VAST (EU 101004949) BIPD2

Área científica genérica: Medical sciences

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 2 Bolsas de Investigação para bolseiro de pós-doutoramento no âmbito do projeto VAST- VALUES ACROSS SPACE AND TIME, Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT)/NOVA FCSH, com a referência VAST (EU 101004949), financiado por fundos Europeus através da Comissão Europeia (H2020), nas seguintes condições:

Texto do anúncio

Área científica genérica: Engenharia biomédica
Área científica específica: Aquisição e processamento de biosinais

Requisitos de admissibilidade
• Obtenção de doutoramento há menos de 3 anos;
• Experiência anterior em contexto de laboratório e independência enquanto investigador;
• Sólidos conhecimentos em aquisição e registo multimodal de dados fisiológicos e comportamentais;
• Sólidos conhecimentos em processamento multimodal de dados fisiológicos e data science;
• Sólidos conhecimentos em processamento de dados comportamentais;
• Bons conhecimentos de programação, preferencialmente em Python;
• Experiência prévia no desenho de estudos experimentais envolvendo sujeitos humanos (preferencial);
• Experiência em sinais electrofisiológicos e comportamentais para HCI, em particular Eye Tracking, Electromyography (EMG) Electrocardiography (ECG), Electrodermal Activity (EDA), Electroencephalography (EEG) e sinais relacionados;
• Publicações anteriores na área de aquisição e processamento de biosinais em aplicações do mundo real (preferencial);
• Familiaridade com noções de psicologia do consumo, atenção visual e cognição;
• Capacidade de integrar equipas multidisciplinares;
• Fluência em inglês (escrito e falado).

Plano de Trabalhos: O bolseiro de investigação desenvolverá tarefas no âmbito do projecto europeu VAST - VALUES ACROSS TIME AND SPACE (EU 101004949), cujo principal objectivo é estudar a transformação de valores morais no espaço e no tempo e a sua comunicação e percepção por diferentes públicos, captando, digitalizando, preservando e analisando as histórias e experiências daqueles expostos a esses valores. O bolseiro trabalhará em estreita colaboração com outro bolseiro de pós-doutoramento no desenvolvimento das tarefas. A equipa portuguesa no consórcio irá participar no PILOTO 3: VALUES IN EUROPEAN FOLKTALES e é composta pelo PI e 4 bolseiros de pós-doutoramento que trabalharão temas que intersectam literatura, cultura e dados biofisiológicos.
O bolseiro contratado participará em tarefas relacionadas com a aquisição e processamento de biosinais, incluindo recolher com precisão dados provenientes de várias fontes para bases de dados para análise; elaboração de protocolos de investigação psicofisiológicos e comportamentais; gestão da recolha e processamento de dados durante a avaliação, garantindo a qualidade dos dados em todos os aspectos, nomeadamente recrutamento, fluxo de dados, pré-processamento de dados e verificação de qualidade; manutenção de bases de dados do projeto; segurança e confidencialidade de dados. O bolseiro contratado deve articular-se com os restantes membros da equipa em todas as fases. Estará também envolvido nas atividades de comunicação e divulgação; publicação de artigos em revistas científicas da área com impacto internacional e apresentação de artigos em congressos e outros eventos científicos.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - em vigor. https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas instalações do Colégio Almada Negreiros da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e/ou em outros locais necessários para o desenvolvimento das actividades de investigação sob orientação científica da Doutora Sara Graça da Silva.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em janeiro de 2021, eventualmente renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1600 EUR, pago mensalmente e por transferência bancária, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

Métodos de seleção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e entrevista. Os candidatos admitidos a concurso serão avaliados em duas fases: a primeira fase consistirá na avaliação curricular (AC) e a segunda na Entrevista (E), com as seguintes ponderações: AC 0-90 pontos e E 0-10 pontos . Apenas os candidatos com classificação da AC de 80 pontos ou mais passarão à segunda fase (E).
Os critérios de avaliação e classificação para os candidatos na fase da AC serão os seguintes:
? Carta de motivação (10);
? Publicações do candidato, incluindo livros, capítulos de livros, artigos científicos em revistas com avaliação de pares, a serem avaliados quanto à qualidade intrínseca do respetivo conteúdo e relação com a posição a concurso (40);
? Atividades de investigação consideradas de maior importância pelo candidato, relacionadas com a posição, incluindo experiência anterior em contexto de laboratório de investigação; participação em projetos de investigação avaliados por entidades nacionais e internacionais; comunicações apresentadas em reuniões científicas; coordenação editorial, actividades de arbitragem científica, e fluência comprovada em inglês (25);
? Atividades de disseminação e/ou divulgação consideradas de maior importância pelo candidato, relacionadas com a posição a concurso, incluindo a organização de reuniões científicas e a divulgação de conhecimento a públicos alargados (15 pontos).

Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Sara Graça da Silva
1º Vogal efetivo: Hugo Silva
2º Vogal efetivo: Diego Pinto
Vogal suplente: Teodora Szarbo-Douat

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados por e-mail através de lista ordenada por nota final obtida. Todos os candidatos serão notificados por e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 04 de novembro a 11 de dezembro de 2020.

As candidaturas devem ser submetidas por e-mail acompanhadas dos seguintes documentos:
• Curriculum Vitae (máx. 4 páginas), com evidência dos elementos requeridos na AC;
• Certificado de grau de doutoramento;
• No caso de graus académicos obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento dos graus obtidos, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionada/o. Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa;
• Carta de motivação (máx. 1 página).

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para gestao.ielt@fcsh.unl.pt com a referência VAST (EU 101004949) BIPD2.


Número de vagas: 2

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas


Data limite de candidatura: 11 December 2020
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Endereço:
Av. de Berna, 26 C
Lisboa - 1069-061
Portugal

Email: gestao.ielt@fcsh.unl.pt

Website: http://www.fcsh.unl.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio