Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 1dd48230-3d45-4f95-85f2-8766e04312e5

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação

Referência: Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto Fair Control designado por "Factory Air Pollution Control"

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

A Universidade de Coimbra oferece uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projecto FAir-Control, designado por “Factory Air Pollution Control”, nas seguintes condições

Texto do anúncio

A Universidade de Coimbra oferece uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projecto FAir-Control, designado por “Factory Air Pollution Control”, nas seguintes condições:

Área científica:  Controlo de poluição ambiental.

N.º de bolsas: 1.

Cofinanciamento: a bolsa é financiada pelo Projeto FAir-Control que é cofinanciado pelo Programa Eurostars da rede EUREKA, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pela Agência de Inovação (AdI), e pelo Sétimo Programa Quadro para a Investigação e o Desenvolvimento Tecnológico (FP7) da União Europeia.

Objeto de Atividade: realização de trabalhos de investigação e desenvolvimento (I&D) no âmbito do projeto supra mencionado que decorre em parceria entre a Universidade de Coimbra (UC) e as empresas “Acontrol - Automação e Controle Industrial, Lda” e “Pricast Control Systems S.L.”. Serão desenvolvidas atividades investigação para a criação de sistemas e metodologias para o mercado industrial, nomeadamente nas seguintes áreas: controlo químico da qualidade ambiental, estimação e otimização.

Orientação Científica: Prof. Doutor Rui Alexandre de Matos Araújo e Prof. Doutor Jorge Luís Gabriel Ferreira da Silva da Costa Pereira.

Perfil pretendido para os destinatários da(s) bolsa(s): formação ao nível de mestrado na área da Química, Engª. Eletrotécnica e de Computadores, Engª. Informática ou afins. Condições preferenciais: experiência no ramo, conhecimentos nas áreas do controlo químico da qualidade, reatividade química, estatística, análise multivariada de dados e otimização; Intenção de realizar o doutoramento na área do tema da bolsa.

Local de realização da(s) Bolsa(s): Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e Departamento de Química, ambos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), e Acontrol.

Duração da (s) Bolsa (s): 12 meses.

Condições e Renovação: a bolsa poderá, eventualmente, ser prorrogada por mais um período de duração menor ou igual a 12 meses, mas de duração tão ampla quanto possível desde que obedeça a esta restrição e que permita respeitar o orçamento e o calendário de execução do projeto FAir-Control.

Condições Financeiras da Bolsa: O valor da bolsa será de 980 euros mensais, sendo paga no final do mês por transferência bancária. A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. O valor da bolsa não aumentará ao longo de todo o período de duração da bolsa.

Regime de Atividade: a atribuição da(s) bolsa(s) não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva, conforme o Estatuto de Bolseiro da UC conforme disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Coimbra (Despacho n.º 5120/2005 (2.ª), DR. n.º 48, de 9 de Março, Deliberação n.º 23/2005, de 5 de Janeiro do senado da Universidade Coimbra), o Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos) e a Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica).

Formalização da candidatura: Todas as candidaturas deverão ser enviadas em formato PDF por correio eletrónico para o Prof. Rui Araújo, para o seguinte endereço: Email: rui@isr.uc.pt .

Morada: DEEC, FCTUC, Universidade de Coimbra Polo II, 3030-290, Coimbra, Portugal.

Documentos a entregar/enviar: para formalizar a candidatura devem ser enviados os seguintes documentos: (1) Carta de apresentação/motivação; (2) Curriculum Vitae (CV) do candidato; (3) Cópia do(s) Certificado(s) de Habilitações. O CV deverá incluir: (i) Contacto; (ii) Formação Académica (incluindo uma listagem das disciplinas concluídas e respetiva classificação); (iii) Lista de publicações científicas; (iv) Principais projetos em que participou e experiência de trabalho; (v) Outra informação considerada relevante.

Método (s) de seleção: Análise curricular do candidato, da sua aptidão e da sua motivação: os candidatos serão selecionados através de avaliação curricular por um júri constituído por um mínimo de três professores doutorados da UC, que terá em conta os critérios de seleção e atribuição. Se necessário, poderá ser requerida entrevista individual com os candidatos. Caso nenhum dos candidatos possua o perfil adequado, a(s) bolsa(s) não será(ão) atribuída(s).

Critérios de seleção e atribuição: A apreciação do curriculum vitae (CV) incidirá nos seguintes parâmetros: (1) Elementos curriculares apresentados, incluindo a adequação do perfil e mérito do candidato às necessidades do projecto; (2) Experiência na área das tarefas a desenvolver: anterior experiência em trabalhos e/ou projetos de investigação e desenvolvimento relacionados com programa de investigação e desenvolvimento a realizar; (3) verificação de condições preferenciais acima descritas. A valoração destes três parâmetros é expressa pelos seguintes pesos: (1) 50%, (2) 25%, (3) 25%.

Júri responsável pela seleção: será constituído pelos seguintes professores da UC: Prof. Doutor Urbano José Carreira Nunes; Prof. Doutor Rui Alexandre de Matos Araújo; Prof. Doutor Jorge Luís Gabriel Ferreira da Silva da Costa Pereira.

Data de início das candidaturas: 14-03-2012

Data limite de candidatura: 27-03-2012

Informações complementares: Os resultados da avaliação serão divulgados até 11-05-2012 . Os candidatos serão informados através do endereço de correio eletrónico divulgado por cada candidato. O (s) candidato (s) selecionado (s) deve (m) declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data do início efetivo da bolsa. A falta da declaração dentro de 5 dias úteis equivale a renúncia à bolsa. Em caso de renúncia ou desistência de candidato (s) selecionado (s), será (ão) notificado (s) o (s) candidato (s) imediatamente melhor classificado (s).





Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Coimbra

Instituição de acolhimento: Universidade de Coimbra DEEC/DEQ


Data limite de candidatura: 27 March 2012
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Identificação da Instituição: Universidade de Coimbra - Centro de Atendimento do Serviço de Gestão de Recursos Humanos da Administração

Endereço:
Edifício da Faculdade de Medicina, 1.º andar, Pólo I, Rua Larga
Coimbra - 3004-504
Portugal

Email: bolsas.sgrh@uc.pt

Website: indisponível

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio