Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: bef9f77c-ee1d-466b-96f8-0b5de69c47fa

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação

Referência: BM 3 ADETTI-IUL CNG

Área científica genérica: Architecture

Área científica específica: Design

Resumo do anúncio:

Anúncio para atribuição pela ADETTI-IUL de 1 Bolsa de Investigação para Licenciado ou Mestre no âmbito do projeto “Conteúdos de Nova Geração”

 



Texto do anúncio

REFERÊNCIA: BM3 ADETTI-IUL CNG

O ISCTE-IUL (www.iscte.pt), sedeado na Avenida das Forças Armadas, Edifício ISCTE, 1649-026 Lisboa, informa, através do grupo NUIGraM, Natural User Interfaces, Graphics and Mobility (http://cgm.adetti.pt/) do seu centro de I&D ADETTI-IUL (www.adetti.pt), que se encontra aberto concurso para atribuição de Bolsas de Investigação no âmbito do projeto QREN 7943 CNG Conteúdos de Nova Geração, nas seguintes condições. 

 

Áreas científicas: Arquitetura ou Design

 

Domínio de atividade: Os candidatos irão integrar uma equipa que está a desenvolver conteúdos 3D (modelos e animações) para ambientes virtuais, aplicáveis à visualização em arquitetura e construção de edifícios, em jogos sérios e na visualização científica em geral, com uma ênfase nas capacidades de design, modelação e animação 3D, e na conceção de experiências interativas pessoa-computador que façam uso de sistemas de interação natural e multimodal (gesto, fala, movimento, sensores biométricos). Este trabalho enquadra-se no contexto de sistemas de realidade virtual imersiva de larga escala e de computação gráfica 3D em tempo real, nomeadamente, utilizando a CAVE-Hollowspace do Centro de Ciência Viva do Lousal e a Pocket Cave do laboratório da ADETTI -IUL.

 

Bolsas de mestre ou licenciado: As bolsas destinam-se a candidatos(as) com grau de mestre (mestrado integrado) em arquitetura ou licenciatura em arquitetura pré-bolonha, ou grau de mestre ou licenciatura em Design 3D, Animação 3D ou em área afim, dando-se preferência aos candidatos(as) que, para além das atividades de investigação, demonstrem conhecimentos e experiência comprovada nas áreas científicas em causa e no domínio de atividade referidas.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 € para mestres ou 745 € para licenciados, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), adicionado do valor da segurança social voluntária.

Local de trabalho e orientação: O trabalho será desenvolvido no laboratório do grupo NUIGRAM - Natural User Interaction, Graphics and Mobility da ADETTI-IUL, Avenida das Forças Armadas, Edifício ISCTE-IUL, 1649-026 Lisboa, sob a orientação científica da Profª. Doutora Sara Eloy e do Prof. Doutor Miguel Sales Dias.

Métodos de seleção: O processo de seleção será desenvolvido com base na avaliação curricular, aproveitamento num teste prático realizado na ADETTI-IUL e, se necessário, numa entrevista. Neste processo são valorizados os seguintes requisitos obrigatórios:

·    Conclusão do mestrado integrado em arquitetura ou da licenciatura em arquitetura pré-Bolonha, ou conclusão de mestrado ou licenciatura em design 3D, animação 3D ou em área afim;

·    Experiência comprovada em produção de conteúdos 3D (modelação e animação) para ambientes virtuais, nomeadamente, experiência comprovada com plataformas e tecnologias de desenvolvimento gráfico (e.g. Photoshop, Fireworks, Illustrator), Game Design, criação de conteúdos 3D (e.g. Blender, 3D Studio Max, Maya, AutoCAD, Rhinoceros), interfaces gráficas (e.g. Flash, Microsoft Expression Blend - Silverlight);

·          Conhecimentos comprovados de programação de scripting para Blender;

·          Conhecimentos comprovados de computação aplicada a problemas de Arquitetura e de Modelação e Animação 3D em geral;

·          Iniciativa, pró-atividade e facilidade de comunicação;

·      Capacidade de comunicação eficaz num ambiente de trabalho em equipa multidisciplinar nacional;

·       Capacidade comprovada de análise, abstração e resolução de problemas complexos;

·          Fluência em inglês falado e escrito;

·          Autonomia científica e experiência na publicação de artigos científicos;

·          Estar disposto(a) a trabalhar numa equipa multicultural e multinacional;

·          Estar disponível para realizar viagens de curto prazo para locais em Portugal.

 

São ainda valorizados os seguintes requisitos preferenciais:

Formação sólida e experiencia em conceção de interfaces gráficas pessoa-máquina e avaliação da respetiva usabilidade;

 Experiência comprovada com linguagens de programação orientadas a objetos (C/C++, C#, Java);

Conhecimentos de programação orientada a objetos e interesse em explorar esta área da ciência da computação;

 Experiência de utilização de sistemas de realidade virtual imersiva.

 

O bolseiro colaborará nas seguintes atividades do projeto QREN 7943 CNG - Conteúdos de Nova Geração:

·          Estudar os requisitos já levantados dos jogos sérios consideradas no projeto, de ensino de música e matemática, em ambiente de entretenimento, por parte de crianças nacionais estudantes do 1º e 2º ciclo, utilizando metodologia Persona-Scenario-Goal;

·          Familiarizar-se com o protótipo do jogo sério para ambientes imersivos já existente;

·          Identificar questões chave na interação humana com a aplicação e propor novas soluções;

·          Criar objetos 3D estáticos e animados para serem utilizados na produção de cenas imersivas e produzir cenas imersivas (modelos) em 3D;

·          Especificar e testar funcionalidades acrescidas à plataforma de jogo sério para ensino e entretenimento, na ótica de desenho para usabilidade, utilizando metodologia apropriada;

·          Adaptar a interface para utilizadores alvo do projeto, nomeadamente, crianças estudantes do 1º e 2º ciclo;

·          Avaliar o protótipo desenvolvido com uma metodologia de avaliação da usabilidade apropriada, levada a cabo numa amostra da população definida atrás;

·          Produzir documentação de apoio técnica e de relatórios de progresso do projeto;

·          Comunicar com os copromotores e parceiros do projeto, visando o trabalho colaborativo e a solução de problemas.

·Prevê-se a submissão de 1 artigo em conferência internacional.

 

Dá-se preferência a candidatos que pretendam prosseguir investigação associada às áreas abordadas neste projeto, nomeadamente à utilização de ambientes virtuais imersivos enquanto apoio à atividade de projeto de arquitetura quer sob a forma de representação do espaço quer sob a forma de simulação dinâmica e informada.

 

Composição do júri de seleção: A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pela Profª Doutora Sara Eloy, Prof Doutor Miguel Sales Dias e por outro investigador doutorado da ADETTI-IUL, em função do mérito do curricular comprovado candidato ou candidata e de uma entrevista presencial.

 

Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto a partir de 02 de Janeiro, até 20 de Janeiro.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: A publicitação da bolsa em questão será feita de forma on-line através do sítio do Eracareers (http://www.eracareers.pt/), assim como no sítio da ADETTI-IUL (http://www.adetti.pt/). 

 

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo os(as) candidatos(as) aprovados(as) notificados(as) através de ofício.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos) e regulamento de bolsas da FCT.

 

Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas através do envio da respetiva proposta por e-mail acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae pormenorizado e cópia do Certificado de Habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes), para o seguinte endereço de e-mail: fatima.estevens@iscte.pt

 

Alternativamente, as candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período 10h às 13h – 14h às 18h na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio para:

 

Fátima Estevens

ISCTE-IUL/ADETTI-IUL

BM3 ADETTI-IUL CNG

Av. das Forças Armadas – Edifício ISCTE

1649-026 Lisboa

Tel. ADETTI-IUL (Direto): +351 21 7903064

http://www.adetti.pt/      




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: ISCTE-IUL/ Adetti-IUL


Data limite de candidatura: 20 January 2014
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) / (Adetti –IUL)

Endereço:
Avenida das Forças Armadas, ISCTE Edificio II, Piso 0 Sala D0.10
Lisboa - 1649-026 LISBOA
Portugal

Email: adetti@iscte.pt

Website: www.adetti.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio