Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: a99298bd-7074-40e8-9dca-72dbb84fb9f5

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT - Licenciado/a)

Referência: FCSH-UNL / BGCT - bachelor

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 2 (duas) Bolsas de Gestão de Ciência e Tecnologia financiada por fundos próprios da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL).

Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 2 (duas) Bolsas de Gestão de Ciência e Tecnologia financiada por fundos próprios da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL).

Área Científica: Não Aplicável

Requisitos de admissão:
Podem candidatar-se a esta bolsa licenciados em qualquer área científica que demonstrem, através do Curriculum Vitae, da carta de motivação e de entrevista, as seguintes competências:
- Experiência na procura e angariação de financiamento, preferencialmente nos domínios da investigação e do ensino superior;
- Experiência na elaboração de candidaturas para programas de financiamento nacionais e internacionais;
- Experiência profissional na gestão de programas de financiamento nacionais e internacionais;
- Conhecimento dos principais programas de financiamento para a investigação e ensino superior, nomeadamente regras e formatos de participação no Portugal2020 e Horizonte2020;
- Domínio da língua portuguesa e inglesa (fluente, falado e escrito);

Valoriza-se igualmente:
- Experiência em relações públicas, marketing e comunicação estratégica;
- Interesse no desenvolvimento das competências individuais e institucionais em gestão de ciência;
- Domínio avançado de técnicas de pesquisa na Internet;
- Gosto pelo trabalho em equipa;
- Espírito de iniciativa e autonomia.

Plano de trabalhos:
O Núcleo de Planeamento da FCSH-UNL procura candidatos dinâmicos, autónomos e motivados em gestão de ciência para integrar um novo grupo de trabalho com vista à angariação de financiamento e gestão de projetos para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL. A BGCT tem como objetivos:
- Identificar e disseminar oportunidades de financiamento;
- Analisar políticas de financiamento de entidades-chave para a investigação e ensino superior;
- Preparar e submeter candidaturas a financiamento;
- Apoiar a implementação e gestão dos projetos financiados.

Legislação e regulamentação aplicável (regime de atividade): a bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCSH.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Núcleo de Planeamento da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Professor/Doutor João Costa.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 1 (um) ano, com início previsto em setembro de 2015. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 5 (cinco) anos.

Condições financeiras da bolsa (remuneração): O montante da bolsa será de 1050,00€. A este valor acresce o montante correspondente ao Seguro Social Voluntário.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção serão a avaliação curricular, com peso de 60%, e a entrevista, com peso de 40%. A avaliação curricular terá a seguinte valoração:

Parâmetro de Avaliação: A) Avaliação curricular: Licenciatura (1 pt.); Formação avançada em gestão de ciência (0,5 pt.); Experiência na procura e angariação de financiamento, preferencialmente nos domínios da investigação e do ensino superior (1 pt.); Experiência na elaboração de candidaturas para programas de financiamento nacionais e internacionais (1 pt.); Experiência profissional na gestão de programas de financiamento nacionais e internacionais (1 pt.)
B) Carta de motivação: Conhecimento da missão da FCSH-UNL (0.5 pt.); Adequação do perfil individual ao programa de trabalhos proposto (0.5 pt.); Interesse no desenvolvimento das competências individuais e institucionais em gestão de ciência (0.5 pt.)

Serão convocados para entrevista os candidatos que obtiverem uma classificação mínima de 3 (três) pontos. Na entrevista será avaliada a motivação, a disponibilidade e os conhecimentos demonstrados pelo candidato. O júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior à pretendida.

Composição do Júri de Seleção: Presidente do Júri: Professor Doutor João Costa. Vogais efetivos: Professora Doutora Susana Trovão, Professor Doutor Francisco Caramelo.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada da nota final obtida afixada em local visível e público no placard da Divisão de Recursos Humanos (Torre B, piso 1 da FCSH-UNL), sendo os candidato(a) s notificados do resultado através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 24/07/2015 a 24/08/2015.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio email acompanhado dos seguintes documentos: Carta de motivação (máx. 1 pag.), Curriculum Vitae detalhado onde conste as formações e experiência profissional (máx. 4 pág.), certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes (por exemplo, cartas de referência).

As candidaturas deverão ser enviadas, obrigatoriamente, através de email para planeamento@fcsh.unl.pt, indicado no assunto “BGCT: FINANCIAMENTO”.


Número de vagas: 2

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa


Data limite de candidatura: 24 August 2015
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Endereço:
Av. de Berna, 26 C
Lisboa - 1069-061
Portugal

Email: planeamento@fcsh.unl.pt

Website: http://www.fcsh.unl.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio