Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: a02c44fa-c3f8-44d7-adaa-ef25afb463c4

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação (Mestre)

Referência: BI_Mestre_rep_ProjectoAristoteles

Área científica genérica: Philosophy

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Mestre no âmbito do projecto Complete Works of Aristotle: Translation and Commentary (Fifth Phase), PTDC/MHC-FIL/0787/2014, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).

Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Mestre no âmbito do projecto Complete Works of Aristotle: Translation and Commentary (Fifth Phase), PTDC/MHC-FIL/0787/2014, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

 

Área Científica: Filosofia

 

Requisitos de admissão: Os candidatos deverão ser titulares do grau de mestre num dos seguintes domínios científicos: Filosofia; Estudos Clássicos; Filologia Grega. Deverão possuir conhecimentos de Grego Clássico e dominar com correcção pelo menos uma língua moderna de grande circulação para além da sua língua materna. É factor preferencial trabalho científico prévio sobre Aristóteles. Espera-se que os candidatos que não sejam falantes do português atinjam, até ao final do primeiro período de 12 meses, um nível de proficiência que os habilite a interagir quotidianamente nesta língua.

 

Plano de trabalhos: Desenvolver com diligência os trabalhos conducentes à realização de uma dissertação de Doutoramento, ou investigação de natureza equivalente, sobre qualquer tópico do pensamento aristotélico; apoiar o processo de tradução, revisão e edição dos originais incluídos na colecção das obras completas de Aristóteles; apoiar as actividades do projecto, designadamente revisão de textos, organização de eventos, actualização da base de dados bibliográficos e manutenção do website; participar nas actividades do grupo de investigação em que o projecto se integra e apoiar a sua prossecução.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (em vigor) http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt republicado em anexo ao Regulamento nº 326/2013, no Diário da República, 2ª série, nº 164, de 2 de Agosto de 2013, com a redacção actual) e do Regulamento de Bolsas da Universidade de Lisboa, aprovado por despacho da FCT,I.P (Despacho nº 6984/2014, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 102, de 28 de Maio).

 

Local de exercício da actividade: As actividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Doutor António Pedro Mesquita.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Setembro de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 36 meses.

 

Valor do Subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária.

O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Artº. 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

 

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular; avaliação do programa de trabalhos da investigação. A valoração de cada método é, respectivamente: 50%; 50%. Os elementos documentais poderão ser complementados por realização de prova e/ou entrevista. O programa de trabalhos deverá ter até 1.500 palavras, excluindo referências bibliográficas, e incluir: resumo; estado da arte; objectivos; descrição detalhada; bibliografia.

 

Composição do Júri de Selecção: António Pedro Sangreman Proença de Marcelino Mesquita, professor associado com agregação da Universidade de Lisboa, presidente; Ricardo Jorge Rodrigues dos Santos, professor auxiliar da Universidade de Lisboa, vogal efectivo; Filipa Maria Oliveira de Almeida Afonso, professora auxiliar convidada da Universidade de Lisboa, vogal efectiva.

 

Forma de publicitação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de projecto de lista ordenada, afixada em local visível e público do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, e publicitada na página electrónica da FLUL domiciliada na Internet (http://www.letras.ulisboa.pt/pt/investigacao/bolsas-de-investigacao/bolsas-flul ).

Do projecto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua publicitação.

O candidato aprovado será notificado através de e-mail.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 15-07-2016 a 28-07-2016.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: curriculum vitae; certificado de habilitações do Mestrado; programa de trabalhos da investigação. O candidato poderá anexar cartas de recomendação.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio electrónico, até ao dia 28 de Julho de 2016, para o seguinte endereço: c.filosofia@letras.ulisboa.pt.




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa


Data limite de candidatura: 28 July 2016
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Endereço:
Alameda da Universidade, Cid. Universitária
Lisboa - 1600-214
Portugal

Email: claudia.gomes@letras.ulisboa.pt

Website: http://www.letras.ulisboa.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio