Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 840bb930-d080-43a6-8a19-dd11495f4848

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação

Referência: PTDC/AAG-MAA/2261/2014

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Na FCiências.ID – Associação para a Investigação e o Desenvolvimento de Ciências, encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto “FRESHING - Próxima geração da monitorização da biodiversidade: avaliação da qualidade ecológica e conservação das espécies utilizando metagenómica”, PTDC/AAG-MAA/2261/2014, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) no âmbito do Programa em Todos os Domínios Científicos, nas seguintes condições:

Requisitos de admissão: Serão admitidos a concurso mestres em áreas com uma componente de Ecologia e com uma formação de base em Biologia ou áreas afins, e que demonstrem experiência em áreas como: i) amostragem e identificação de macroinvertebrados e/ou peixes dulciaquícolas, ii) caracterização de habitats aquáticos, iii) bases de dados biológicos e Sistemas de Informação Geográfica (SIG), e iv) tratamento e/ou modelação de dados ecológicos. O candidato será integrado num grupo de trabalho e deve demonstrar facilidade em realizar trabalho em equipa.

Texto do anúncio

Uma Bolsa de Investigação

Na FCiências.ID – Associação para a Investigação e o Desenvolvimento de Ciências, encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto “FRESHING - Próxima geração da monitorização da biodiversidade: avaliação da qualidade ecológica e conservação das espécies utilizando metagenómica”, PTDC/AAG-MAA/2261/2014, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) no âmbito do Programa em Todos os Domínios Científicos, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Ecologia Aquática

2. Requisitos de admissão: Serão admitidos a concurso mestres em áreas com uma componente de Ecologia e com uma formação de base em Biologia ou áreas afins, e que demonstrem experiência em áreas como: i) amostragem e identificação de macroinvertebrados e/ou peixes dulciaquícolas, ii) caracterização de habitats aquáticos, iii) bases de dados biológicos e Sistemas de Informação Geográfica (SIG), e iv) tratamento e/ou modelação de dados ecológicos. O candidato será integrado num grupo de trabalho e deve demonstrar facilidade em realizar trabalho em equipa.

3. Plano de trabalhos: O candidato desenvolverá diversas tarefas: i) recolha de amostras de macroinvertebrados e peixes dulaciquícolas; ii) triagem e identificação de macroinvertebrados, iii) quantificação de habitats aquáticos à escala local e da paisagem, iii) compilação e organização de bases de dados, iv) colaboração na preparação de relatórios técnicos e outros documentos resultantes da investigação, e v) participação em atividades de divulgação dos resultados do projeto.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto- Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da FCiências.ID aprovado em 23 de fevereiro de 2017.

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas (CE3C) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa sob a orientação científica da Professora Maria Filomena de Magalhaes.

6. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa tem início previsto em junho de 2017. O contrato com a duração inicial de 6 meses, poderá ser renovado por iguais períodos, até um máximo 24 meses, de acordo com o estipulado no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).
Os Bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social.
O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de seleção e respetiva valoração: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: i) avaliação global do CV (40%), ii) experiência prévia relevante para o desenvolvimento do projeto e do plano de trabalhos (40%), e iii) carta de motivação (20%). Se necessário, será realizada uma entrevista a um subgrupo de candidatos pré-selecionados (100%). O júri poderá não atribuir a bolsa se os candidatos não cumprirem os requisitos de qualidade esperados.

9. Composição do Júri de Seleção: O júri será presidido pela Professora Maria Filomena Magalhães, tendo como vogais a Professora Ana Maria Pires e a Doutora Ana Filipa Filipe, e como vogal suplente o Doutor Pedro Beja.

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista por nota final obtida, afixada no átrio da FCiências.ID sito na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C 1 – 3.º Piso, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

11. Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 27 de abril a 11 de maio de 2017.

12. Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas podem ser formalizadas, através de correio eletrónico para mfmagalhaes@fc.ul.pt, acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, Certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes, e Carta de Motivação (max. 1 página).
As candidaturas podem ainda ser remetidas por correio para Maria Filomena de Magalhães, Departamento de Biologia Animal, FCUL; Bloco C2, Campo Grande; 1749-016 Lisboa.


Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Lisbon

Instituição de acolhimento: Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes (CE3C) of the Faculty of Sciences of the University of Lisbon


Data limite de candidatura: 11 May 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: FCiências.ID – Associação para a Investigação e o Desenvolvimento de Ciências

Endereço:
Bloco C1 - 3.º Piso, Campo Grande
Lisboa - 1749-016
Portugal

Email: fciencias.id@fciencias-id.pt

Website: indisponível

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio