Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 445dc7ae-e73f-44b6-8a6e-6875414babb7

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Pós-Doutoramento

Referência: UID/FIL/00678/2013.

Área científica genérica: Philosophy

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Na FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Pós-Doutoramento, em regime de exclusividade, no âmbito do “Projecto estratégico do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL)”, “UID/FIL/00678/2013”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES, nas seguintes condições:

Requisitos de admissão: Habilitações: Doutoramento em Filosofia da Ciência, História e Filosofia da Ciência, Biologia ou áreas afins. O candidato deve ter obtido o grau de doutoramento há menos de 3 anos e deve ter uma formação de base (licenciatura) em Filosofia ou Biologia. Considerado o carácter interdisciplinar do grupo de investigação, e o seu foco na filosofia da biologia, será condição de admissibilidade o candidato ter formação académica formal, cumulativamente, na área da Filosofia e da Biologia. A experiência na investigação é um factor determinante, distinguindo-se os seguintes parâmetros: 1) participação em Projectos de Investigação financiados na área da Filosofia das Ciências da Vida; 2) Participação em grupos de investigação na área da Filosofia das Ciências da Vida, em particular Filosofia da Biologia; 3) Publicações de relevância internacional (livros, catálogos, artigos ou capítulos de livros); 4) Comunicações em encontros científicos internacionais; 5) Experiência em edição de livros; 6) experiência em comunicação da ciência; 7) Organização e gestão de actividades de investigação no âmbito universitário. O candidato deve ter experiência no trabalho com equipas internacionais interdisciplinares constituídas por filósofos e cientistas. É fundamental o bom conhecimento do Inglês e do Português, falados e escritos.



Texto do anúncio

1 Bolsa de Pós-Doutoramento

Na FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Pós-Doutoramento, em regime de exclusividade, no âmbito do “Projecto estratégico do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL)”, “UID/FIL/00678/2013”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Filosofia das Ciências da Vida – Filosofia da Biologia.

2. Requisitos de admissão: Habilitações: Doutoramento em Filosofia da Ciência, História e Filosofia da Ciência, Biologia ou áreas afins. O candidato deve ter obtido o grau de doutoramento há menos de 3 anos e deve ter uma formação de base (licenciatura) em Filosofia ou Biologia. Considerado o carácter interdisciplinar do grupo de investigação, e o seu foco na filosofia da biologia, será condição de admissibilidade o candidato ter formação académica formal, cumulativamente, na área da Filosofia e da Biologia. A experiência na investigação é um factor determinante, distinguindo-se os seguintes parâmetros: 1) participação em Projectos de Investigação financiados na área da Filosofia das Ciências da Vida; 2) Participação em grupos de investigação na área da Filosofia das Ciências da Vida, em particular Filosofia da Biologia; 3) Publicações de relevância internacional (livros, catálogos, artigos ou capítulos de livros); 4) Comunicações em encontros científicos internacionais; 5) Experiência em edição de livros; 6) experiência em comunicação da ciência; 7) Organização e gestão de actividades de investigação no âmbito universitário. O candidato deve ter experiência no trabalho com equipas internacionais interdisciplinares constituídas por filósofos e cientistas. É fundamental o bom conhecimento do Inglês e do Português, falados e escritos.

3. Plano de trabalhos: O bolseiro desenvolverá a sua actividade de investigação no âmbito do Projecto Estratégico do CFCUL dentro do Grupo de Investigação “Filosofia das Ciências da Vida”. Os objectivos principais dos trabalhos de investigação são, naturalmente, os do Grupo de Investigação onde se inserirá. Nomeadamente: i) Estudo das implicação biológicas e filosóficas dos processos de mudança evolutiva, com particular atenção à chamada “extended synthesis”; ii) Investigação na área da filosofia da biodiversidade; iii) Investigação multidisciplinar na área da bioética global, incluindo ética do ambiente, com particular atenção à ética da biodiversidade, e ética da investigação científica, com particular atenção à ética na experimentação animal. Além disso, o bolseiro contribuirá e participará empenhadamente nas actividades do CFCUL. Nos resultados obtidos da investigação será sempre indicado o apoio da FCT e a referência do projecto.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto- Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da FCiências.ID aprovado em 23 de fevereiro de 2017

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Doutor Luís Vicente e do Professor Doutor Rui Moreira.

6. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa tem início previsto em 1 de julho de 2017. O contrato com a duração inicial de 6 meses, podendo ser renovado por mais 30 meses ou eventualmente até à data de fim do projeto, não podendo, contudo, ultrapassar o período de vigência do mesmo, de acordo com o estipulado no Regulamento de Bolsa de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €1495, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Os Bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de protecção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de selecção e respectiva valoração: O método de selecção a utilizar será unicamente a avaliação curricular (100%). Caso o júri assim o entenda, poderá proceder a uma entrevista com os candidatos melhores classificados. Nesse caso a classificação terá a seguinte ponderação: avaliação curricular (50%); entrevista (50%).

9. Composição do Júri de Selecção: Presidente: Rui Moreira; Vogais: Luís Vicente e Jorge Marques da Silva. Suplente: Davide Vecchi.

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada no átrio da FCiências.ID sito na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C 1 – 3.º Piso, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

11. Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 2 a 15 de maio de 2017.

12. Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas podem ser formalizadas, através de correio electrónico cdlisboa@fc.ul.pt acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificados de habilitações, carta de motivação, contactos de duas referências e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas podem ainda ser remetidas por correio para:
Professor Doutor Rui Moreira
Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL)
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Campo Grande, Edifício C4, 3º Piso, Sala 4.3.24
1749-016 Lisboa, Portugal


Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


Data limite de candidatura: 15 May 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: FCiências.ID – Associação para a Investigação e o Desenvolvimento de Ciências

Endereço:
Bloco C1 - 3.º Piso, Campo Grande
Lisboa - 1749-016
Portugal

Email: fciencias.id@fciencias-id.pt

Website: indisponível

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio