Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: adc7d7e1-1eec-41de-8054-07606c4d1397

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
bolsa para licenciado

Referência: BI_MESTRE_INFO_AGATHA2

Área científica genérica: Information science

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Mestre no âmbito do projeto AGATHA – Sistema inteligente de análise de fontes de informação abertas para vigilância/ controlo de criminalidade (IDT-COP-18022), financiado pelo programa PORTUGAL 2020 através do COMPETE 2020,



Texto do anúncio

Área Científica

Informática

 

Requisitos de admissão

Mestrado em Informática (ou área afim) com trabalho desenvolvido na área da Inteligência Artificial. Será fator preferencial ter participado em projetos de investigação com trabalho na área de Processamento de Língua Natural ou Mineração de Texto.

 

Plano de trabalhos

O projeto tem como objetivo geral desenvolver uma ferramenta, dirigida a`s poli´cias de investigac¸a~o criminal e servic¸os de intelige^ncia, que facilite a recolha de indi´cios de pra´ticas criminosas. Trata-se de um sistema que utilizara´ toda a informac¸a~o disponi´vel em fontes abertas e procedera´ a uma ana´lise automa´tica dessa informac¸a~o. Estas fontes de informac¸a~o incluem as redes sociais, fo´runs, imagens, informac¸a~o da blogosfera e demais fontes de informac¸a~o presentes na web, incluindo fontes de a´udio e vi´deo. Estas fontes incluem igualmente meios de difusa~o na web como ra´dio ou TV.

 

A ana´lise das fontes de informação visa identificar elementos que indiquem procedimentos ilegais ou a detec¸a~o de padro~es que, sem uma abordagem sistema´tica e automatizada, na~o seriam passi´veis de ser detetados. Deste modo, o conteu´do textual das fontes de informação será avaliado usando metodologias de ana´lise sema^ntica e ontolo´gica, que permitem relacionar esta informação com bases de dados de refere^ncia. Estão previstas as seguintes tarefas:

 

  1. Atualizac¸a~o do estado da arte quanto a ferramentas de ana´lise e cruzamento de informac¸a~o em diferentes li´nguas.
  2. Especificac¸a~o dos mo´dulos de detec¸a~o de to´picos, extrac¸a~o de entidades e detec¸a~o de dia´logos.
  3. Desenvolvimento dos mo´dulos de detec¸a~o de to´picos, extrac¸a~o de entidades e detec¸a~o de dia´logos e apoio a`s restantes tarefas de desenvolvimento.
  4. Integrac¸a~o dos mo´dulos de detec¸a~o de to´picos, extrac¸a~o de entidades e detec¸a~o de dia´logos. Participac¸a~o nas restantes integrac¸o~es.
  5. Teste dos componentes de análise semântica de texto, de comunicação e dos componentes transversais a` soluc¸a~o; teste a` implementac¸a~o do software correspondente, a` integrac¸a~o das va´rias verso~es do proto´tipo e a questões de otimizac¸a~o.
  6. Colaborac¸a~o na produc¸a~o de material de Promoc¸a~o e Divulgac¸a~o. Participac¸a~o em eventos de cara´ter científico. Elaborac¸a~o de artigos para publicac¸a~o em revista da especialidade.
  7. Elaborac¸a~o de relato´rios te´cnicos, deliverables e material para elaborac¸a~o de registos de propriedade intelectual e participac¸a~o em reunio~es te´cnicas

 

Legislação e regulamentação aplicável

A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT em vigor.

 

Local de trabalho

O trabalho será desenvolvido no Departamento de Informática da Universidade de Évora, sob a orientação científica da Prof. Teresa Gonçalves e do Prof. Paulo Quaresma.

 

Duração da bolsa

As bolsas terão a duração de 12 meses, com início previsto em Setembro de 2017. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao final do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal

O montante da bolsa corresponde a € 980 (novecentos e oitenta euros), conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

Métodos de seleção

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e entrevista, com a respetiva valoração de 70% (setenta por cento) e 30% (trinta por cento), respetivamente.

 

Composição do Júri de Seleção

Presidente: Prof. Doutor Paulo Miguel Torres Duarte Quaresma

1º Vogal – Prof.ª Doutora Teresa Cristina de Freitas Gonçalves

2º Vogal – Prof. Doutor José Miguel Gomes Saias

1º Suplente – Prof. Doutor Luís Miguel Mendonça Rato

2º Suplente – Prof. Doutor Pedro Dinis Loureiro Salgueiro

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Departamento de Informática da Universidade de Évora, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

O concurso encontra-se aberto no período de 17 a 28 de julho de 2017 e os resultados da seleção serão publicados até 4 de agosto de 2017.

 

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:

Prof. Teresa Gonçalves

Departamento de Informática da Universidade de Évora

Apartado 94, 7002-554, Évora

e-mail: tcg@uevora.pt




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: ÉVORA

Instituição de acolhimento: Universidade de Évora


Data limite de candidatura: 28 July 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade de Évora - UE

Endereço:
Largo dos Colegiais 2
Évora - 7004-516 Évora
Portugal

Email: tcg@uevora.pt

Website: http://www.uevora.pt/

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio